quarta-feira, 4 de março de 2009

Urano

Urano (gr.Ουρανός) era uma deus grego que personificava o céu. Foi gerado espontaneamente por Gaia (a Terra). Casou com sua mãe, que lhe deu por filhos (e irmãos) os titãs, os Ciclopes e os Hecatonquiros (seres gigantes de 50 cabeças e 100 braços). Urano odiava seus filhos, por isso mantinha todos presos no interior de Gaia. A terra então instigou seus filhos a se revoltarem contra o pai. Cronos, o mais jovem, assumiu a liderança da luta contra Urano e, usando uma foice oferecida por Gaia, castrou seu pai e jogou seus testículos ao mar. O sangue de Urano, ao cair na terra (por uns dito que do sangue de Urano derramado sobre a vagina de Gaia), nasceram os Gigantes, as Erínias e as Melíades. Cronos atirou os testículos de Urano no mar, que formou uma espuma de esperma, de onde brotou Afrodite, a deusa do amor. Urano continuou a deitar-se com Gaia todas as noites, mas agora não podia fecundá-la. A maioria dos gregos condideram Urano como principal (protogenos), e lhe deu nenhuma filiação. Sob a influência dos filósofos Cícero, em De Natura Deorum ("A Natureza dos Deuses"), alegações de que ele estava a descendência dos antigos deuses Aether e Hemera, do ar e do Dia. De acordo com a órfico Hymns, o filho de Ouranos foi a personificação da noite, Nyx. Seu equivalente em mitologia romana foi Caelus, também a partir de caelum a palavra latina para "céu".


Criação mito

No mito da criação do Olimpo, como Hesíodo diz emTeogonia, Urano veio todas as noites cobrir a Terra e acasalar com Gaia, mas ele odiava as crianças que ela gerava.

Hesíodo refere, como descendentes de Urano os Titãs, seis filhos e seis filhas, os Gigantes de cem braços (Hecatônquiros) e os Gigantes com um só olho, os Cyclopes.

Urano aprisionou os filhos mais novos de Gaia no Tártaro, profundamente dentro da Terra, causando grande dor a Gaia. Ela forjou uma foice e pediu aos filhos para castrarem Urano. Apenas Cronus, o mais jovem dos Titãs, concordou. Ele emboscou seu pai, castrou-o e, lançou os testículos cortados ao mar.

Por esse destemido feito, Urano chamou a seus filhos Titanes Theoi, ou "Flagelo dos Deuses"[1].

Do sangue derramado de Urano sobre a Terra nasceram os Gigantes, as três Fúrias vingadoras - as Erinyes - Meliae, as ninfas e de acordo com a alguns, os Telchines.

A partir dos testículos lançados ao mar nasceu Afrodite. Alguns dizem que a foice ensanguentada foi enterrada na terra e daí nasceu a fabulosa tribo dos Phaeacian.

Depois de Urano ter sido deposto, Cronus re-aprisionou os Hecatônquiros e os Cyclopes no Tártaro. Urano e Gaea profetizaram que Cronus, por sua vez, estava destinado a ser derrubado por seu próprio filho, e assim o Titã tentou evitar essa fatalidade devorando os seus filhos. Zeus, graças a artimanhas de sua mãe Rhea, conseguiu evitar este destino.

Estes antigos mitos de origens distantes não constam em cultos na Hellenos (Kerenyi p. 20). O papel de Urano é o de um deus derrotado de um tempo anterior ao tempo real.

Depois da sua castração, o céu não veio mais para cobrir a Terra à noite, cigindo-se ao seu lugar, e "a geração original chegou ao fim" (Kerenyi). Urano foi um pouco considerado como antropomórfico apesar da genitália do mito da castração.

Ele era simplesmente o céu, o qual foi concebido pelos antigos como uma grande cúpula ou tecto de bronze, sustentada (ou mantida a girar num eixo) pelo Titã Atlas. Em arcaicas expressões nos poemas homéricos ouranos às vezes é uma alternativa a Olimpo como a casa dos deuses; uma ocorrência óbvia seria o momento, no final da Iliada I, quando Tétis sobe do mar para pleitear com Zeus: "e logo pela manhã, ela elevou-se para saudar Ouranos-e-Olimpo e ela encontrou o filho de Cronos..."

"'Olimpo' é utilizado quase sempre como casa, mas ouranos muitas vezes refere-se ao céu natural acima de nós, sem qualquer sugestão de deuses vivendo lá," William Sale comentou;[2]

Sale concluiu que a primeira sede dos deuses era o actual Monte Olimpo, tendo a tradição épica no tempo de Homero mudado a sua residência para o céu, ouranos.

Pelo sexto século, quando a "Afrodite celestial" estava a ser distinguida da "Afrodite comum do povo", ouranos significava apenas a própria esfera celeste.

Ouranos e Váruṇa

Georges Dumézil efectuado um cuidadoso processo para a identidade de Ouranos e védicaVáruṇa no mais curto indo-europeu nível cultural. [3] Dumézil's identificação dos elementyos míticos partilhados pelos dois números, confiando em grande medida de uma interpretação lingüística, mas não colocar uma origem comum, foi retomada por Robert Graves e outros. A identificação do nome Ouranos com a hindu Varuna, baseado em parte em um avançado PIE raiz *-ŭer com um sentimento de "vinculativo"— deus antigo rei Varuna liga os ímpios, antigo rei Ciclope a deus Urano liga-se amplamente rejeitada por aqueles que acham o mais provável é de etimologia Proto-grego *worsanos, paa a PIE raiz *wers- "para humedecer, a escorrer" (referindo-se à chuva).

Contexto cultural, de flint

O detalhe da foice e não está sendo duro bronze ou mesmo de ferro foi retida pelo grego mythographers (embora negligenciado por aqueles romana). Knapped arestas cortantes como pedras foram fixados em madeira ou osso Sickles ainda no final do Neolítico, antes do surgimento da Idade Bronze. Tais Sickles maio, sobreviveram mais tardar em contextos onde ritual metal era tabu, mas o detalhe, que foi retido pelos gregos clássicos, sugere a antiguidade do mytheme.

Planeta Urano

Os antigos gregos e romanos sabiam de apenas cinco 'estrelas errantes' (língua grega: πλανήται, planētai): Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno. Na sequência da descoberta de um sexto planeta no século 18, o nome Uranus foi escolhido como o complemento lógico para a série: para Marte (Ares, em grego) era o filho de Júpiter, Júpiter (Zeus), filho de Saturno, e Saturno (Cronus), filho de Urano.

Cônjuges e filhos

Todos os filhos de Urano estão com Gaia, salvar Afrodite, nascido quando o Cronus castrados e ele cortou sua genitália vazando para o mar(Tálassa).

  1. Cyclopes, gigante de um olho só
    1. Brontes
    2. Steropes
    3. Arges
  2. Hecatônquiros, cem entregues, descabeçado cinqüenta gigantes
    1. Briareus
    2. Cottus
    3. Gyes
  3. Titãs,deuses anciões
    1. Créos
    2. Hecatônquiros
    3. Cronus
    4. Oceanus
    5. Hiperião
    6. Jápeto
    7. Mnemosyne
    8. Febe
    9. Reia
    10. Tétis
    11. Theia
    12. Themis
  4. Erinyes, as três Fúrias.
    1. Alecto
    2. Megaera
    3. Tisiphone
  5. Gigantes, o gigante
    1. Alcyoneus
    2. Athos
    3. Clytias
    4. Enceladus
    5. Echion
  6. Meliae, a árvore de cinzas e ninfas.
  7. Afrodite

Nenhum comentário:

Postar um comentário